Powered By Blogger

Cartas e Sonetos de Shakespeare - Trabalho 7ª série


.







Soneto 15
Não chores mais o erro cometido;
Na fonte, há lodo; a rosa tem espinho;
O sol no eclipse é sol obscurecido;
Na flor também o inseto faz seu ninho;

Erram todos, eu mesmo errei já tanto,
Que te sobram razões de compensar
Com essas faltas minhas tudo quanto
Não terás tu somente a resgatar;

Os sentidos traíram-te, e meu senso
De parte adversa é mais teu defensor,
Se contra mim te recuso, e me convenço

Na batalha do ódio com o amor:
Vítima e cúmplice do criminoso,
Dou-me ao ladrão amado e amoroso.


Soneto 148
Ai, ai, que olhos pôs-me o amor no rosto,
Que não se ligam com a real visão!
Se ligam, onde foi o juízo posto
Que ao certo lança falsa acusação?

Se o que meu falso olhar ama é bonito
Que meios tem o mundo para o negar?
E se o não for, pelo amor fica dito
Que o olhar do mundo vence o de se amar.

Como pode do Amor o olhar ser justo
Se entre vigília e pranto ele se verga?
E nem espanta o olhar errar de susto

Se sem céu claro nem o sol enxerga.
Esperto amor, com pranto a me cegar
Para cobrir erros quando o amor olhar.


Soneto 71


Willian Shakespeare
"Eu aprendi...
...que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo; 

Eu aprendi...
...que ser gentil é mais importante do que estar certo; 

Eu aprendi...
...que nunca se deve negar um presente a uma criança; 

Eu aprendi...
...que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma; 

Eu aprendi...
...que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto; 

Eu aprendi...
...que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender; 

Eu aprendi...
...que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto; 

Eu aprendi...
...que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos; 

Eu aprendi...
...que dinheiro não compra "classe"; 

Eu aprendi...
...que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular; 

Eu aprendi...
...que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada; 

Eu aprendi...
...que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa? 

Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera; 

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você; 

Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas; 

Eu aprendi...
...que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu; 

Eu aprendi...
...que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso; 

Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda; 

Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu. 

Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar; 

Eu aprendi...
...que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las; 

Eu aprendi...
...que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência; 

Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito; 

Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a; 

Eu aprendi...
...que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte; 

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer."






DO MEU JARDIM


.






Colheu algumas palavras,
umas miúdas, outras coloridas,
e as distribuiu em versos.


Nas entrelinhas, sob os versos,
semeou com cuidado
um punhado de desejos secretos
e devaneios impronunciáveis
para que um dia, despertos,
transcendessem as  palavras.


Então deu de presente ao moço - 
que os poemas, como as flores,
como as pessoas, têm mais vida
dedicadas a alguém.


Fernanda Pantoja


.

"O tempo existe, sim, e devora."

Você tem medo de dizer eu te amo?


.



VIAGENS DE GULLLIVER - vídeo


.


LER É TUDO DE BOM!!!
Leia a opinião da autora Ana Maria Machado sobre o livro As VIAGENS DE GULLIVER, Jonathan Swift:

A história das viagens de Gulliver foi uma das que mais encantaram minha infância. Lembro perfeitamente as figuras que meu pai me mostrava num livro grande, à medida que ia contando. Tinha um homenzarrão deitado no chão todo amarrado por cordinhas, e um monte de pessoas minúsculas em volta. Em outra página, o que me fascinava era uma cidadezinha em miniatura, completa, com casas, igreja, uma feira, carroças, cavalos e uma porção de gente. E depois, aparecia o herói em pé dentro d’água puxando uns navios que pareciam de brinquedo...Em seguida, quando chegava outra parte da história era o próprio Gullliver que virava um brinquedo, nas mãos enormes de uma menina,ou em sua casinha de boneca.Uma história incrível, divertida, que me fazia viajar também, só que na imaginação.Eu adorava.

As VIAGENS DE GULLIVER
Contexto histórico e social:

O homem europeu do século XV lançava-se em viagens perigosas, mares desconhecidos. Em Viagens de Gulliver, Swift satiriza aspectos políticos de sua época e revela as dificuldades que as longas viagens impunham aos marinheiros e suas famílias.

Jonathan Swift nasceu em Dublin, na Irlanda, em 1667. Órfão de pai, que falecera pouco antes de seu nascimento, Swift viveu da caridade de um tio por vários anos. Aos 21 anos, mudou-se para a Inglaterra em busca de melhor sorte. Humanista e contrário à tirania e à injustiça, Swift foi muito influenciado pela tristeza e pela miséria em que viviam os irlandeses, sob o domínio dos ingleses, e se tornou um intrépido defensor do povo oprimido. Por meio da sátira cruel de seus escritos, pretendeu despertar a consciência das pessoas omissas e indiferentes. Swift foi ao mesmo tempo popular e perseguido por autoridades britânicas.

Londres, na época de Swift, era um centro importante, difusor de cultura e economia no mundo todo. Seus cafés eram freqüentados por um público letrado, que discutia as decisões da Câmara dos Comuns, divulgadas em jornais.
Dublin, cidade natal de Swift, capital do Reino da Irlanda, era governada pela minoria protestante da Inglaterra. O domínio inglês já existia há algum tempo. Durante o reinado de Guilherme III (1689 a 1702), o Parlamento britânico passou a ditar as leis para a Irlanda, submetendo o comércio do país e mantendo-o em total dependência; a população vivia o desemprego, a pobreza e a fome. Esses e outros problemas indignavam Swift, fazendo dele um grande crítico de seu tempo.

O livro Viagens de Gulliver é um dos mais conhecidos de Swfit. Nessa obra, são narradas as aventuras do Dr. Gulliver em sua viagem por quatro países imaginários: Lilliput, habitado por seres diminutos; Brobdingnag e seus gigantes; Laputa, com seus sábios que só conheciam matemática e música; a Terra dos Houyhnhnms, uma sociedade formada por cavalos inteligentes e gentis, onde os homens eram irracionais. Inicialmente, Viagens de Gulliver não se destinava ao público jovem. Sob a aparência de uma aventura para crianças, de um "conto fantástico", a obra satiriza a sociedade inglesa do seu tempo, em particular, e a condição indigna a que foi reduzida a humanidade, em geral.




PERGUNTO-TE ONDE SE ACHA A MINHA VIDA


.





Pergunto-te onde se acha a minha vida.
Em que dia fui eu. Que hora existiu formada
de uma verdade minha bem possuída

Vão-se as minhas perguntas aos depósitos do nada.

E a quem é que pergunto? Em quem penso, iludida
por esperanças hereditárias? E de cada
pergunta minha vai nascendo a sombra imensa
que envolve a posição dos olhos de quem pensa.

Já não sei mais a diferença
de ti, de mim, da coisa perguntada,
do silêncio da coisa irrespondida.



Cecília Meireles

LABIRINTITE


.

Inesperadamente, perdi-me em labirintos.Expressão um pouco errônea para designar tal patologia, mas, ao meu ver, cumpre sua função.Confusão total de ações e a sensação de que as coisas perderam o foco.Quatro dias de inércia total, o que para mim, significou tortura.Detesto depender dos outros, pedir que façam por mim, dormir, dormir, repousar...
Enfim, passou... 
Inteira, amanhã recomeço. 


"Na minha memória, tão congestionada - e no meu coração - tão cheio de marcas e poços - você ocupa um dos lugares mais bonitos."


.


Uma nobre verdade:
Entendi que dor todo mundo
sente do mesmo jeito,
pois todos somos gente.

Mas esticar o sofrimento,
isso não, a gente escolhe,
é diferente.


Ulisses Tavares

SAUDADE...


.








"Dói, um pouco. Não mais uma ferida recente, apenas um pequeno espinho de rosa, coisa assim, que você tenta arrancar da palma da mão com a ponta de uma agulha. Mas, se você não consegue extirpá-lo, o pequeno espinho pode deixar de ser uma pequena dor para transformar-se numa grande chaga."


Caio F.

SUPERAÇÃO


.











Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.

Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos 

move.




http://anajacomo.blogspot.com - Cheiro de Flor quando ri


Ana Jácomo

MUDANÇA


.










Recebi este texto da minha amiga Maria Esther.Esta semana, num dos intervalos,  falávamos de aniversários, idades, proximidade dos cinquenta anos sem medo de ser feliz... Para refletir e por que não, mudar!




Mês passado participei de um evento... 

Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. 

E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi. 

Foi um momento inesquecível... 

A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito. 

Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'

Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético cha mado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.

Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas. 

Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.
A fonte da juventude chama-se "mudança".

De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora. 

A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas. 

Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. 

Mudança, o que vem a ser tal coisa?

Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho. 

Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.

Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. 
Rejuvenesceu.
Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. 
Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional. 

Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. 

Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.
Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. 

Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. 

Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho...


Lya Luft

"artealivia"


.




Viver intenso
com arte alivia
viver imenso
jogar angústias
e fracassos
na poesia
viver é tenso
sonhar anarquia
viver é tenso
mesmo na alegria


Aroldo Pereira


.


"O amor no fim é frágil, frágil para reagir, forte para esquecer."


.














"Tente. Sei lá, tem sempre um pôr-do-sol esperando para ser visto, uma árvore, um pássaro, um rio, uma nuvem. Pelo menos sorria, procure sentir amor. Imagine. Invente. Sonhe. Voe."




Caio F.


.







"De forma bem constante já não julgo importante ser feliz a todo instante.Mas ainda mantenho um desejo ligeiro de ser feliz por inteiro."


.






"Tente.Sei lá, tem sempre um pôr-do-sol esperando para ser visto, uma árvore, um pássaro, um rio, uma nuvem. Pelo menos sorria, procure sentir amor. Imagine. Invente. Sonhe. Voe."


Caio F.


DIFERENÇAS


.



"Amor é coisa engraçada; se é novo, tem calor; se é antigo, tem sabor."


.

"Você acha que o nosso amor pode fazer milagres? - Eu acho que o nosso amor pode fazer tudo aquilo que quisermos. É isso que te traz de volta pra mim o tempo todo."


Caio F.



.


...Fechei os olhos para não te ver
e a minha boca para não dizer...
E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram sussurros
e palavras mudas que te dediquei...


Mário Quintana (trecho)



.

"Viro outra vez aquilo que sou todo dia: fechada, sozinha, perdida no meu quarto, longe da roda e de tudo: uma criança assustada."
Caio F.

MUITO POUCO


.







"...Mas muito pra mim é tão pouco
E pouco é um pouco demais
Viver tá me deixando louca
Não sei mais do que sou capaz
Gritando pra não ficar rouca
Em guerra lutando por paz
Muito pra mim é tão pouco
E pouco eu não quero mais..."

O Delírio da Bruxa


.

Um dos meus blogs favoritos, o da Denise Portes é passagem obrigatória para mim todos os dias.Encanto-me com a franqueza, poesia e sensibilidade da autora.Quero mostrar hoje a vocês, meus queridos leitores um pouquinho do talento dela.O lindo texto: As pontes.
Não acredito em coincidências, mas acordei hoje fazendo a mesma busca, procurando o mesmo elo, buscando respostas para um coração confuso.Lá no fundo sei que minha busca já não é tão importante, pois o que procurava já encontrei há tempos.Mas não desisti de ser feliz.


Se por um segundo meus sonhos morrem, algo em mim se dilacera.  A difícil arte de abrir mão de algumas pessoas que já não fazem mais sentido na trajetória. Sempre há perdas nas nossas escolhas, mas também sempre existem ganhos. Vou inventando pontes que ligam e interligam outros mundos, outras fantasias. Nesse jogo de faz de conta, desse mundo imaginário, vou descobrindo verdades e sentido para minha fragilidade. Na bagunça do meu coração eu aprendi a fazer escolhas, que muitas vezes me causam sofrimento. Essa ponte colorida no meio de um sonho brilhante, faz parte dessas minhas busca incessante de ser e estar feliz.

Denise Portes


.

"Jogue para cima, se voltar é seu."
Caio F.


.







Preciso de alguém que tenha ouvidos para ouvir, porque são tantas histórias a contar. Que tenha boca parada, porque são tantas histórias para ouvir, meu amor. E um grande silêncio desnecessário de palavras. Para ficar ao lado, cúmplice, dividindo o astral, o ritmo, a over, a libido, a percepção da terra, do ar, do fogo, da água, nesta saudável vontade insana de viver. Preciso de alguém que eu possa estender a mão devagar sobre a mesa para tocar a mão quente do outro lado e sentir uma resposta como - eu estou aqui, eu te toco também. Sou o bicho humano que habita a concha ao lado da concha que você habita, e da qual te salvo, meu amor, apenas porque te estendo a minha mão. No meio da fome, do comício, da crise, no meio do vírus, da noite e do deserto - preciso de alguém para dividir comigo esta sede. Para olhar seus olhos que não adivinho castanhos nem verdes nem azuis e dizer assim: que longa e áspera sede, meu amor. Que vontade, que vontade enorme de dizer outra vez meu amor, depois de tanto tempo e tanto medo. Que vontade escapista e burra de encontrar noutro olhar que não o meu próprio - tão cansado, tão causado - qualquer coisa vasta e abstrata quanto, digamos assim, um caminho.


Caio F. Abreu


.


"Primeiro a chuva, depois o arco-íris.Se acostume, a ordem é essa."

Caio F. Abreu

A flor e a náusea


.



Preso à minha classe e a algumas roupas
vou de branco pela rua cinzenta.
Melancolias, mercadorias espreitam-me.
Devo seguir até o enjoo?
Posso, sem armas, revoltar-me?

Olhos sujos no relógio da torre:
Não, o tempo não chegou de completa justiça.
(...)

Carlos Drummond de Andrade



.

"Quando se controla excessivamente a vida, há cada vez menos vida a controlar", está escrito em um livro.Que graça tem a vida com excesso de controles e regras? De que elas adiantam quando uma enchente ataca a sua casa? Você pode regrar a vida? Pode colocar-lhe regras? Talvez possamos evitar catástrofes, controlando excessivamente a  vida... Será? Fato é que esta frase me inspira muitas reflexões. O que ela traz para você?



.

"Não sou para todos.Gosto muito do meu mundinho. Ele é cheio de surpresas, palavras soltas e cores misturadas. Às vezes tem um céu azul, outras tempestade. Lá dentro cabem sonhos de todos os tamanhos. Mas não cabe muita gente. Todas as pessoas que estão dentro dele não estão por acaso. São necessárias." vc é necessário...não esqueça.."


Caio Fernando Abreu



APARECIDA E CAMPOS DO JORDÃO


.



Visitei a "famosa Suíça brasileira", agora em pleno verão, e , mesmo assim pude sentir o friozinho que não quis nos decepcionar e deu o ar de sua graça à noite. A família inteira amou a cidade: florida, muito limpa, com sorrisos acolhedores dos moradores e com um rodízio de fondues... hum...!!!!!!!Maravilhoso.
Finalzinho de férias para ninguém botar defeito.Na verdade, Campos de Jordão foi mesmo uma esticada, pois nosso destino principal em São Paulo, era visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade que leva seu nome.



Missão cumprida, na esperança que nossas orações  possam agradecer todas as bençãos recebidas por nossa família.


FATIANDO A LUA


.






"Com a fome que me encontro, quero comer a lua.E petiscar as estrelas.A sede que tenho é de beber a Via-Láctea...Sinto-me um ser gigante caminhando entre as estrelas fatiando a lua como se fosse um queijo do interior de Minas...Um ser enorme petiscando as estrelas como se fossem azeitonas, das mais saborosas que existem.A Via- Láctea é mais que uma bebida qualquer.E meu licor preferido onde mato a minha sede de poeta."


.













“O poder que eu quisera é dominar meu medo.
Por esse grande dom troco meu verso, meu dedo,
meus anéis e colar.
Só meu colo não ponho no machado,
porque a vida não é minha.
Com um braço só, uma só perna,
ou sem os dois de cada um, vivo e canto.
Mas com todos e medo, choro tanto
que temo dar escândalo a meus irmãos.
...................................................................................
Tristeza é o nome do castigo de Deus
e virar santo é reter a alegria.
Isso eu quero.”





Adélia Prado







Reconstituição


.









90337281, Kohei Hara /Digital Vision


Tive de repente
saudade da bebida que eu estava bebendo...
tive saudade e tentei me lembrar que gosto faltava,
qual era a bebida...
Fui procurando entre copos e móveis
e dei com sua boca.

A saudade era dela
A bebida era o beijo.



Elisa Lucinda

LONGE DE CASA...


.











Saudade é um pouco como fome.Só passa quando se come a presença.Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.

Clarice Lispector.

Blog da Mel


.

Minha filha pediu-me esta semana para ter um blog.Não sei se inspirada ou influenciada pelas visitas ao meu.Disse que queria "postar" poesias suas e de outros poetas.Sem dúvida muito cedo, mas resolvi estimular a escrita e mais ainda  a sua leitura.Com apenas 8 anos, sinto-me extremamente orgulhosa com os pequenos frutos que começam a surgir das sementes plantadas por nós.
Caros leitores, por favor, façam uma visitinha.Mãe e filha agradecem.

www.melissapoesia.blogspot.com


.

"Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."


Clarice Lispector



.





(...)farei o possível para não amar demais as pessoas,sobretudo por causa das pessoas. Às vezes o amor que se dá pesa, quase como uma responsabilidade na pessoa que o recebe. Eu tenho essa tendência geral para exagerar, e resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz.

Clarice Lispector

PEQUENO ESCLARECIMENTO


.




Os poetas não são azuis nem nada, como pensam alguns supersticiosos, nem sujeitos a ataques súbitos de levitação. O de que eles mais gostam é estar em silêncio - um silêncio que subjaz a quaisquer escapes motorísticos e declamatórios. Um silêncio... Este impoluível silêncio  em que escrevo e em que tu me lês.

Mario Quintana

COMPANHEIRO


.

Como não assisto novelas (nada contra, há quem goste) não presto muita atenção nas trilhas sonoras.Ontem tive o privilégio de ouvir a linda canção abaixo, entoada por meu tio Luiz Pena, um eterno seresteiro. Alguns trechos se encaixam perfeitamente neste início de mês, onde temos a sensação que na verdade, nada mudou.Os dias continuam iguais." Nada muda se você não mudar". "E cante que é bom viver..."







BUQUÊ DE PRESSÁGIOS


.

"De tudo, talvez permaneça o que significa.O que não interessa.De tudo quem sabe, fique aquilo que passa.Um gêranio de aflição.Um gosto de obturação na boca.Você de cabelo molhado saindo do banho.Uma piada.Um provérbio.Um buquê de presságios.Sons de gotas na torneira da pia.Tranqueiras líricas na velha caixa de sapato.De tudo, talvez, restem bêbadas anotações no guardanapo.E aquela música linda que nunca toca no rádio."