

A imagem abaixo foi retirada do perfumadíssimo Blog de Ana Jácomo.Conheci esta semana.Já sou seguidora e fã.Visite e comprove o talento desta artesã das palavras: anajacomo.blogspot.com
"Pra gente aqui sê poeta,

"Sem a música, a vida seria um erro."
Meu bem, que hoje me pede pra apagar a luz
E pôs meu frágil coração na cruz
Do teu penoso altar particular
Sei lá, a tua ausência me causou o caos
No breu de hoje, sinto que
o tempo da cura tornou a tristeza normal
Então, tu tome tento com meu coração
Não deixe ele vir na solidão
Encabulado por voltar a sós
Depois, que o que é confuso te deixar sorrir
Tu me devolva o que tirou daqui
Que o meu peito se abre e desata os nós
Se enfim, você um dia resolver mudar
Tirar meu pobre coração do altar
Me devolver como se deve ser
Ou então, dizer que dele resolveu cuidar
Tirar da cruz e o canonizar
Digo, faço melhor do que lhe parecer
Teu cais deve ficar em algum lugar assim
Tão longe quanto eu possa ver de mim
Onde ancoraste teu veleiro em flor
Sem mais, a vida vai passando no vazio
Estou com tudo a flutuar no rio
Esperando a resposta ao que chamo de amor
Estou com tudo a flutuar no rio
Esperando a resposta ao que chamo de amor
Estou com tudo a flutuar no rio
Esperando a resposta
"A poesia é uma busca da Palavra essencial, a mais profunda, aquela da qual nasce o universo. Eu acho que Deus, ao criar o universo, pensava numa única palavra: Jardim! Jardim é a imagem de beleza, harmonia, amor, felicidade. Se me fosse dado dizer uma última palavra, uma única palavra, Jardim seria a palavra que eu diria."(Rubem Alves)
A poesia nasce da simplicidade, da sombra de uma mangueira, do canto de um pássaro, do gosto de fruta madura.Tenho um canto de poesia... Um canto de terra, de casa simples e cheiro de mato. Tenho a inspiração da poesia, a chama do fogão a lenha acesa, a palavra dita e as que ainda estão por vir.Tenho minhas raízes.
Tenho sol e tenho chuva. A brisa no fim da tarde, lua cheia e insetos.
Tenho o universo.E junto com ele:beleza, harmonia, amor e felicidade.Eis minha poesia.
Andréia Souto
O texto a seguir foi retirado do blog: "Criativamente" .Achei formidável a maneira como os "motes" são criativos e os textos belíssimos.Uma ótima lição para quem pensa que escrever "é um bicho de sete cabeças".Inspire-se...
Em dezembro do ano passado,estampei junto com minha saudade a "flor de mãe" como carinhosamente chamamos uma linda flor branca que " só se abre a luz da lua".Falamos ontem sobre a flor, coincidência ou não, citada nos versos de Efrahim Maia.Mais uma vez, na união de nossos mais puros sentimentos fomos levados a emoções passadas, onde já não existe dor, somente um vazio;uma saudade cortante...Entoamos cantigas, derramamos nossas lágrimas, mas não lavamos nossa alma.Rimos, partilhamos e dividimos o que cada um de nós tem de mais puro: as raízes brejeiras, o encanto pelas coisas simples; um pássaro,o fogão à lenha aceso , um pedaço de chão, o sabor da fruta madura.E os momentos são puros, e a veracidade de um verso me vem à cabeça: "as coisas tangíveis tornam-se insensíveis à palma da mão, mas as coisas findas,muito mais que lindas, essas ficarão."Bendita seja a memória, que nestes momentos de ausência, projeta em meu coração sua presença,minha querida mãe, Mires Dalva Pena.
Flor da noite - Efrahim Maia
Oh, minha flor só e tristonha
só se abre a luz da lua
só se abre quando sonha
a lua clara pelo ar
Noite, canta e conta
o seu segredo
É feitiço ou é brinquedo
que ao dormir esquece o medo
desabrocha sem pensar
Eu oculto minha face
pra que ela não me veja
Ah! se o coração falasse:
Seja minha!
Seja minha dor do dia
Minha flor da noite
Triste alegria minha flor da morte
e nas sombras nuas
eu me esguio a espiar
minha flor só e tristonha
só se abre a luz da lua
só se abre quando sonha
a lua clara pelo ar.
Caros alunos, considero as dicas deste vídeo muito proveitosas. A entrevista de emprego é, para algumas pessoas uma verdadeira "tortura"! Nada melhor do que estar bem preparado, seguir algumas dicas e encarar com personalidade e postura mais uma etapa.Ouçam com atenção e preparem-se: nunca sabemos quando uma boa oportunidade bate à nossa porta.
"Não te quero senão porque te quero
E de querer-te a não querer-te chego
E de esperar-te quando não te espero
Passa meu coração do frio ao fogo.
Te quero só porque a ti te quero,
Te odeio sem fim, e odiando-te rogo,
E a medida de meu amor viageiro
É não ver-te e amar-te como um cego.
Talvez consumirá a luz de janeiro
Seu raio cruel, meu coração inteiro,
Roubando-me a chave do sossego.
Nesta história só eu morro
E morrerei de amor porque te quero,
Porque te quero, amor, a sangue e a fogo."
Tão intenso quanto o querer; o não-querer dilata as minhas veias, consome minha lucidez, emudece meu grito.
Tão doloroso quanto estar só é estar presa a paisagens de outono que já se foram...visões esmaecidas de pessoas.
Talvez, por isso, procure tanto outras vozes: para calar-me agora.
Andréia
Caros alunos, tive o privilégio de contar com o comentário da autora do nosso livro em estudo .É muito bom compartilhar essas informações com vocês! Vocês podem ler mais sobre Vera Carvalho em : www.veracarvalhoassumpcao.com/
...Em Viagem Virtual, usei muito da experiência familiar. Não conheci minhas
avós. Elas morreram antes de eu nascer, mas tive uma tia que era irmã mais
velha de minha mãe e que fez o papel de avó. Ela gostava muito de contar
histórias. A família da minha mãe era de São José dos Campos, mas eles
vieram para São Paulo e minha tia acompanhou bastante a evolução da cidade.
E gostava de me contar as histórias. Eu era pequena, ficava muito tempo na
casa dela, pois minha mãe era professora e lecionava, e adorava ouvir as
histórias. Quando fiquei mais velha, comecei a pesquisar sobre a cidade de
São Paulo no Arquivo do Estado, e fui encontrando um pouco do que ela
contava. O livro que tenho publicado em Portugal, é justamente sobre essa
pesquisa. No caso é um ensaio.
Quando comecei a pesquisar, fui me apaixonando pelas histórias, tanto que
tenho muitos contos baseados em processos que ganharam prêmios.
Nas Viagem Virtual, coloquei um fato verídico, que têm até o jornal de onde
tirei a notícia do desastre. Também fiz um pouco a comparação do que foi a
vida "naqueles tempos" com a de hoje. Acho importante as crianças pensarem
não só em modernidades no futuro, mas no que foi de fato a vida quando não
existiam as modernidades, ou quando elas começavam a chegar.
A história do primo, foi um jeito de colocar a Escola de Direito na
história. Além da locomotiva e do café, era muito importante a chegada das
idéias!!! Foi isso que deu alma a cidade de São Paulo que até então era um
simples pouso de tropas!
Também acho que todas as meninas tem um primo pelo qual se apaixonam! Kkkkk!
E os primos se sentem orgulhosos de ter uma prima apaixonada! Faz parte da
adolescência? Talvez!
Bem.
Fico por aqui. Qualquer outra informação estarei à disposição.
E-mail enviado pela autora do livro em 08/04/2010
Em um trabalho de história sobre o Egito, o grupo formado por cinco alunos tira a nota mais alta.Eles ficam surpresos: afinal, nenhum deles pesquisou sobre a importância intelectual da rainha Nefertiti, menção elogiada pelo professor - essa parte do trabalho apareceu misteriosamente entre as outras. Depois disso, os jovens passam a receber mensagens de computador, celular e outros meios, todas de personagens históricos mortos há muito tempo.Essa mensagens mencionam a importância de ler e escrever. Agora eles precisam desvendar: quem será o hacker misterioso, e o que ele pretende?
Quem foi Nefertiti
Nefertiti, cujo nome significa “a mais bela chegou”, foi uma importante rainha egípcia da XVIII dinastia. Foi esposa do faraó Amenhotep IV (mais conhecido como Akhenaton). Nasceu em 1380 a.C e morreu em 1345 a.C.
Foi seu marido, o faraó Akhenaton que substituiu o culto politeísta egípcio (crença em vários deuses egípcios) pelo monoteísmo (culto a apenas um deus) no Egito Antigo. Pela imposição do faraó, o rei-sol Aton deveria ser o único deus adorado. Nefertiti seguiu o atonismo imposto pelo marido.
Nefertiti teve seis filhas com Akhenaton: Meritaton, Mecketaton, Ankhesenpaton, Neferneferuaton, Neferneferuré e Setepenré.
Alguns egiptólogos defendem a hipótese de que Nefertiti governou o Egito durante dois anos, logo após a morte do marido Akhenaton.
A morte de Nefertiti também é misteriosa. Alguns historiadores acreditam que ela possa ter sido assassinada por sacerdotes. Estes, defensores do politeísmo, queriam desestabilizar o faraó e, por isso, assassinaram a esposa que era o braço direito dele.
Quer saber mais? Leia : "Mensagem para você" de Ana Maria Machado