Powered By Blogger

.

"Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se o encontro."


Rubem Alves


.

"...Ah, e dizer que isto vai acabar, que por si mesmo não pode durar. Não, ela não está se referindo ao fogo, refere-se ao que sente. O que sente nunca dura, o que sente sempre acaba, e pode nunca mais voltar. Encarniça-se então sobre o momento, come-lhe o fogo, e o fogo doce arde, arde, flameja. Então, ela que sabe que tudo vai acabar, pega a mão livre do homem, e ao prendê-la nas suas, ela doce arde, arde, flameja."


                                                                                                                        


                 Clarice Lispector


.

"O que tem de ser, tem muita força. Ninguém precisa se assustar com a distância, os afastamentos que acontecem. Tudo volta! E voltam mais bonitas, mais maduras, voltam quando tem de voltar, voltam quando é pra ser. Acontece que entre o ainda-não-é-hora e nossa-hora-chegou, muita gente se perde. Não se perca, viu?"



.






"Nenhuma luta haverá jamais de me embrutecer, nenhum cotidiano será tão pesado a ponto de me esmagar, nenhuma carga me fará baixar a cabeça. quero ser diferente. Eu sou. E se não for, me farei."

Vinícius do amor demais


.






"...Resta esse constante esforço para caminhar dentro do labirinto
Esse eterno levantar-se depois de cada queda
essa busca de equilíbrio no fio da navalha
Essa terrível coragem diante do grande medo,
e esse medo infantil de ter pequenas coragens."


O Haver, Vinícius de Moraes
(Revista Língua Portuguesa)

Os ombros suportam o mundo


.

fotos-de-lindas-criancas-2.jpg


Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.
Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.
Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.



Carlos Drummond de Andrade


.

"Fico tão cansada às vezes, e digo para mim mesma que está errado, que não é assim, que não é este o tempo, que não é este o lugar, que não é esta a vida.
 (...)então eu não sentia nada, podia fazer as coisas mais audaciosas sem sentir nada, bastava estar atenta como estes gerânios, você acha que um gerânio sente alguma coisa? quero dizer, um gerânio está sempre tão ocupado em ser um gerânio e deve ter tanta certeza de ser um gerânio que não lhe sobra tempo para nenhuma outra dúvida..."


Caio F. Abreu


.

"Mas queria que você entendesse os meus poços escuros,os meus becos - que me fazemmergulhar em silêncios às vezes longos."

Cartas e Sonetos de Shakespeare - Trabalho 7ª série


.







Soneto 15
Não chores mais o erro cometido;
Na fonte, há lodo; a rosa tem espinho;
O sol no eclipse é sol obscurecido;
Na flor também o inseto faz seu ninho;

Erram todos, eu mesmo errei já tanto,
Que te sobram razões de compensar
Com essas faltas minhas tudo quanto
Não terás tu somente a resgatar;

Os sentidos traíram-te, e meu senso
De parte adversa é mais teu defensor,
Se contra mim te recuso, e me convenço

Na batalha do ódio com o amor:
Vítima e cúmplice do criminoso,
Dou-me ao ladrão amado e amoroso.


Soneto 148
Ai, ai, que olhos pôs-me o amor no rosto,
Que não se ligam com a real visão!
Se ligam, onde foi o juízo posto
Que ao certo lança falsa acusação?

Se o que meu falso olhar ama é bonito
Que meios tem o mundo para o negar?
E se o não for, pelo amor fica dito
Que o olhar do mundo vence o de se amar.

Como pode do Amor o olhar ser justo
Se entre vigília e pranto ele se verga?
E nem espanta o olhar errar de susto

Se sem céu claro nem o sol enxerga.
Esperto amor, com pranto a me cegar
Para cobrir erros quando o amor olhar.


Soneto 71


Willian Shakespeare
"Eu aprendi...
...que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo; 

Eu aprendi...
...que ser gentil é mais importante do que estar certo; 

Eu aprendi...
...que nunca se deve negar um presente a uma criança; 

Eu aprendi...
...que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma; 

Eu aprendi...
...que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto; 

Eu aprendi...
...que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender; 

Eu aprendi...
...que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto; 

Eu aprendi...
...que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos; 

Eu aprendi...
...que dinheiro não compra "classe"; 

Eu aprendi...
...que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular; 

Eu aprendi...
...que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada; 

Eu aprendi...
...que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa? 

Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera; 

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você; 

Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas; 

Eu aprendi...
...que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu; 

Eu aprendi...
...que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso; 

Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda; 

Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu. 

Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar; 

Eu aprendi...
...que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las; 

Eu aprendi...
...que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência; 

Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito; 

Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a; 

Eu aprendi...
...que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte; 

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer."






DO MEU JARDIM


.






Colheu algumas palavras,
umas miúdas, outras coloridas,
e as distribuiu em versos.


Nas entrelinhas, sob os versos,
semeou com cuidado
um punhado de desejos secretos
e devaneios impronunciáveis
para que um dia, despertos,
transcendessem as  palavras.


Então deu de presente ao moço - 
que os poemas, como as flores,
como as pessoas, têm mais vida
dedicadas a alguém.


Fernanda Pantoja


.

"O tempo existe, sim, e devora."

Você tem medo de dizer eu te amo?


.



VIAGENS DE GULLLIVER - vídeo


.


LER É TUDO DE BOM!!!
Leia a opinião da autora Ana Maria Machado sobre o livro As VIAGENS DE GULLIVER, Jonathan Swift:

A história das viagens de Gulliver foi uma das que mais encantaram minha infância. Lembro perfeitamente as figuras que meu pai me mostrava num livro grande, à medida que ia contando. Tinha um homenzarrão deitado no chão todo amarrado por cordinhas, e um monte de pessoas minúsculas em volta. Em outra página, o que me fascinava era uma cidadezinha em miniatura, completa, com casas, igreja, uma feira, carroças, cavalos e uma porção de gente. E depois, aparecia o herói em pé dentro d’água puxando uns navios que pareciam de brinquedo...Em seguida, quando chegava outra parte da história era o próprio Gullliver que virava um brinquedo, nas mãos enormes de uma menina,ou em sua casinha de boneca.Uma história incrível, divertida, que me fazia viajar também, só que na imaginação.Eu adorava.

As VIAGENS DE GULLIVER
Contexto histórico e social:

O homem europeu do século XV lançava-se em viagens perigosas, mares desconhecidos. Em Viagens de Gulliver, Swift satiriza aspectos políticos de sua época e revela as dificuldades que as longas viagens impunham aos marinheiros e suas famílias.

Jonathan Swift nasceu em Dublin, na Irlanda, em 1667. Órfão de pai, que falecera pouco antes de seu nascimento, Swift viveu da caridade de um tio por vários anos. Aos 21 anos, mudou-se para a Inglaterra em busca de melhor sorte. Humanista e contrário à tirania e à injustiça, Swift foi muito influenciado pela tristeza e pela miséria em que viviam os irlandeses, sob o domínio dos ingleses, e se tornou um intrépido defensor do povo oprimido. Por meio da sátira cruel de seus escritos, pretendeu despertar a consciência das pessoas omissas e indiferentes. Swift foi ao mesmo tempo popular e perseguido por autoridades britânicas.

Londres, na época de Swift, era um centro importante, difusor de cultura e economia no mundo todo. Seus cafés eram freqüentados por um público letrado, que discutia as decisões da Câmara dos Comuns, divulgadas em jornais.
Dublin, cidade natal de Swift, capital do Reino da Irlanda, era governada pela minoria protestante da Inglaterra. O domínio inglês já existia há algum tempo. Durante o reinado de Guilherme III (1689 a 1702), o Parlamento britânico passou a ditar as leis para a Irlanda, submetendo o comércio do país e mantendo-o em total dependência; a população vivia o desemprego, a pobreza e a fome. Esses e outros problemas indignavam Swift, fazendo dele um grande crítico de seu tempo.

O livro Viagens de Gulliver é um dos mais conhecidos de Swfit. Nessa obra, são narradas as aventuras do Dr. Gulliver em sua viagem por quatro países imaginários: Lilliput, habitado por seres diminutos; Brobdingnag e seus gigantes; Laputa, com seus sábios que só conheciam matemática e música; a Terra dos Houyhnhnms, uma sociedade formada por cavalos inteligentes e gentis, onde os homens eram irracionais. Inicialmente, Viagens de Gulliver não se destinava ao público jovem. Sob a aparência de uma aventura para crianças, de um "conto fantástico", a obra satiriza a sociedade inglesa do seu tempo, em particular, e a condição indigna a que foi reduzida a humanidade, em geral.




PERGUNTO-TE ONDE SE ACHA A MINHA VIDA


.





Pergunto-te onde se acha a minha vida.
Em que dia fui eu. Que hora existiu formada
de uma verdade minha bem possuída

Vão-se as minhas perguntas aos depósitos do nada.

E a quem é que pergunto? Em quem penso, iludida
por esperanças hereditárias? E de cada
pergunta minha vai nascendo a sombra imensa
que envolve a posição dos olhos de quem pensa.

Já não sei mais a diferença
de ti, de mim, da coisa perguntada,
do silêncio da coisa irrespondida.



Cecília Meireles

LABIRINTITE


.

Inesperadamente, perdi-me em labirintos.Expressão um pouco errônea para designar tal patologia, mas, ao meu ver, cumpre sua função.Confusão total de ações e a sensação de que as coisas perderam o foco.Quatro dias de inércia total, o que para mim, significou tortura.Detesto depender dos outros, pedir que façam por mim, dormir, dormir, repousar...
Enfim, passou... 
Inteira, amanhã recomeço. 


"Na minha memória, tão congestionada - e no meu coração - tão cheio de marcas e poços - você ocupa um dos lugares mais bonitos."


.


Uma nobre verdade:
Entendi que dor todo mundo
sente do mesmo jeito,
pois todos somos gente.

Mas esticar o sofrimento,
isso não, a gente escolhe,
é diferente.


Ulisses Tavares

SAUDADE...


.








"Dói, um pouco. Não mais uma ferida recente, apenas um pequeno espinho de rosa, coisa assim, que você tenta arrancar da palma da mão com a ponta de uma agulha. Mas, se você não consegue extirpá-lo, o pequeno espinho pode deixar de ser uma pequena dor para transformar-se numa grande chaga."


Caio F.

SUPERAÇÃO


.











Depois de cada momento de fraqueza, meu coração prepara, em silêncio, uma nova fornada de coragem.

Às vezes cansa, sim, mas combinamos não desistir da força que verdadeiramente nos 

move.




http://anajacomo.blogspot.com - Cheiro de Flor quando ri


Ana Jácomo

MUDANÇA


.










Recebi este texto da minha amiga Maria Esther.Esta semana, num dos intervalos,  falávamos de aniversários, idades, proximidade dos cinquenta anos sem medo de ser feliz... Para refletir e por que não, mudar!




Mês passado participei de um evento... 

Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. 

E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi. 

Foi um momento inesquecível... 

A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito. 

Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'

Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético cha mado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.

Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas. 

Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.
A fonte da juventude chama-se "mudança".

De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora. 

A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas. 

Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. 

Mudança, o que vem a ser tal coisa?

Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho. 

Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.

Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. 
Rejuvenesceu.
Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. 
Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional. 

Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. 

Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.
Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. 

Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. 

Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho...


Lya Luft

"artealivia"


.




Viver intenso
com arte alivia
viver imenso
jogar angústias
e fracassos
na poesia
viver é tenso
sonhar anarquia
viver é tenso
mesmo na alegria


Aroldo Pereira