Powered By Blogger

ILÍADA - informações complementares - 6ª série


.

A guerra de Tróia é um evento mitológico grego descrito na famosa Ilíada de Homero (e também citado na Odisséia, do mesmo autor), narrando o longo conflito entre gregos e troianos que segundo o poeta, foi motivado pelo rapto de Helena. Embora existam indícios de que a guerra tenha ocorrido de fato por motivos econômicos e políticos, a história mais famosa é a que chegou através do poema épico.

A Obra Ilíada

Uma das mais importantes da literatura mundial, não conta literalmente toda a história da guerra, suas origens e causas. Apenas através das referências que faz a inúmeros outros mitos e de informações de outras obras se consegue ter uma visão completa. É dividida em cantos que já se iniciam no décimo ano da guerra e tem como personagens principais: entre os gregos Aquiles, maior dentre os guerreiros e seu companheiro Pátroclo; Agamênon, rei de Micenas e seu irmão Menelau, rei de Esparta e marido de Helena; Odisseu (ou Ulisses) rei de Ítaca e dotado de grande inteligência. Entre os troianos temos a própria Helena, o rei de Tróia Príamo e  seus filhos:  Páris, que raptou Helena e  Heitor, nobre e habilidoso guerreiro.






Origem e Conclusão na Mitologia

Outra lenda narra a origem mitológica para a guerra: o nascimento de Páris é profetizado como sendo o de quem trará a ruína de Tróia mas seus pais incapazes de matá-lo entregam-no para um pastor para que o faça. O próprio também é incapaz de fazê-lo e cria-o entre os demais pastores do monte Ida. Páris então se envolve na contenda entre três deusas, Atena, Hera e Afrodite, para decidir qual é a mais bela dentre elas. Ao escolher Afrodite, ele recebe a promessa do amor da mais bela dentre as mulheres, Helena. Depois de retornar à corte de Tróia e reassumir seu lugar, Páris é enviado a Esparta em uma missão diplomática, aonde se apaixona por Helena e a rapta para Tróia, dando início à guerra. Helena era tão bela que seu casamento só pôde ocorrer sem conflitos através de um pacto entre todos os reis, que juraram honrar e proteger a união. Dessa forma, Menelau convocou a todos para auxiliá-lo na batalha contra Tróia e os gregos lançaram-se ao mar. Somente através da obra Odisséia, nas aventuras de Ulisses, é que se tem notícia do estratagema do cavalo de Tróia e da derrota desta cidade.


Alguns deuses e divindades

Zeus - foi  o rei dos deuses e chefe de 12 deuses que viveram no Monte Olimpo.

Atena - era a deusa da Guerra, do conhecimento e de Atenas.Ela ajudava os heróis na batalha.

Poseidon - era o irmão de Zeus e Hades e deus dos mares e terremotos.

Afrodite - era a deusa do  amor e da beleza.

Hades -  deus do submundo - o lar dos mortos nas lendas gregas.




One Response to “ILÍADA - informações complementares - 6ª série”

  1. cassia says:

    Oi Andrea, tenho um Atelier de redação, a classe está composta por 10 alunos de sexta série. Comprei o livro A Ilíada , da coleção recontar. Estou ansiosa e com certo receio de trabalhar, mesmo em linguagem simplificada, um super, mega, clássico. Será que eles irão gostar? e o filme? Melhor passar antes, durante ou depois da leitura? O que vc acha? Abraço,

    Cássia.

Your Reply